Mercopar 2025: uma feira como só os gaúchos sabem fazer, se consolida como maior mostra de inovação industrial da AL

Mercopar 2025: uma feira como só os gaúchos sabem fazer, se consolida como maior mostra de inovação industrial da AL

Da Redação (*)

Brasília – Com milhares de conexões de negócios entre empresas de todos os portes, a 34ª  Mercopar, realizada pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul (RS), chegou a expectativas de negócios de R$ 1,014 bilhão e atingiu a marca de mais de 44 mil visitantes.

Os resultados reforçam a vocação do evento como a maior feira de inovação industrial da América Latina. Neste ano, foram 528 expositores – entre os quais, 60 startups – de 12 estados e da China, dos segmentos metalmecânico, automação, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente.

“Mais uma vez a Mercopar se mostrou um marco para a indústria gaúcha, brasileira e latino-americana, levando ao público as mais recentes inovações em diversos segmentos, promovendo networking entre micro, pequenas, médias e grandes empresas e gerando milhões de reais em negócios, que é o principal foco do evento”, diz o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn.

Ele ressalta a relevância da feira, que é realizada há 34 anos ininterruptos, fruto de uma iniciativa do Sebrae RS e que, desde 2019, também tem como correalizador o Sistema FIERGS. “É um dos mais importantes eventos do calendário para o setor industrial, que oferece aos participantes ferramentas para qualificação dos negócios, promovendo melhores resultados”, afirma Bohn.

FIERGS: feira mostra força da indústria e capacidade de inovação

Para o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, a feira, mais uma vez, foi um marco de grande expressão para o Rio Grande do Sul e para o Brasil, mostrando a força da indústria nacional e sua capacidade de inovação.

“A Mercopar reafirma, ano após ano, a força da nossa indústria e o quanto ela é capaz de se reinventar e inovar. O que mais nos orgulha é ver o protagonismo das pequenas e microempresas, que aqui têm a oportunidade de acessar grandes indústrias, apresentar seus produtos, firmar parcerias e conquistar novos mercados. Essa conexão é essencial para fortalecer toda a cadeia produtiva e impulsionar o desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul e do Brasil”, avalia.

As Rodadas de Negócios foram, mais uma vez, as grandes protagonistas do evento. O Projeto Comprador, em suas quatro vertentes (Digitais, Regional, Nacional e Internacional), realizou 8.799 agendas que conectaram micro e pequenas empresas a grandes indústrias nacionais e internacionais (com participação de Angola, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai).

Também houve como novidade o Painel de Oportunidades da Cadeia Automotiva, com participação das montadoras Ford, Renault, Hyundai e BYD, que apresentaram suas demandas e necessidades, promovendo diálogo direto com os empreendedores locais. As Rodadas deste ano geraram R$ 260 milhões em negócios.

De acordo com pesquisa interna, para 97,3% dos visitantes a feira atingiu totalmente as expectativas, e a próxima edição da Mercopar, a de número 35, já tem data para acontecer: de 20 a 23 de outubro de 2026.

(*) Com informações da Mercopar

O post Mercopar 2025: uma feira como só os gaúchos sabem fazer, se consolida como maior mostra de inovação industrial da AL apareceu primeiro em Comex do Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, analisar o tráfego e personalizar conteúdos.

Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Você pode gerenciar suas preferências a qualquer momento.