Para mais competitividade do Brasil, CNI defende investimentos em inovação no setor portuário

Para mais competitividade do Brasil, CNI defende investimentos em inovação no setor portuário

Integrantes do governo federal, especialistas e empresários debatem aumento da eficiência no sistema portuário durante a Caravana da Inovação Portuária, na FIEC, em Fortaleza

Da Redação (*)

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ressaltou a importância de investimentos no sistema portuário brasileiro para que o setor industrial do país conquiste mais competitividade frente aos concorrentes internacionais. Representantes da CNI participaram nesta quinta-feira (18) da 4ª edição da Caravana da Inovação Portuária, em Fortaleza (CE), promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export, com os apoios da CNI e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Depois de passar por Pernambuco, Bahia e Maranhão, a caravana chegou à Casa da Indústria – sede da FIEC, em Fortaleza. O grupo visitou também o Porto do Mucuripe e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará.

O especialista em Infraestrutura da CNI, Ramon Cunha, destacou que o encontro representa uma oportunidade para debater e elencar soluções para modernização do setor. “Precisamos promover mudanças substantivas no sistema portuário brasileiro, com gestão mais eficiente, obras de infraestrutura, tecnologias avançadas de operação e incentivo a projetos de descarbonização que preparem os nossos portos para a nova economia global”, afirmou Cunha.

Na mesma linha, o diretor de Programa de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos,​ Tetsu Koike, ressaltou a necessidade de atenção aos portos do Brasil. “Nunca tivemos uma política de inovação para o setor portuário brasileiro. Queremos por meio do Caravanas da Inovação Portuária disseminar a cultura de inovação e promover o diálogo”, pontuou Koike, durante abertura do evento na FIEC.

A Caravana de Inovação Portuária articula redes locais e nacionais de inovação a partir de práticas concretas e experiências compartilhadas. Os temas abordados são diretamente relacionados aos pilares ESG e aos desafios da transformação logística no Brasil.

Tecnologias para a operação portuária

Ao longo dos três dias de programação, os participantes debateram tecnologias aplicadas à operação portuária, modernização da governança, desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, além da apresentação de programas estratégicos do MPor, como o Navegue Simples e a política de sustentabilidade

O objetivo da caravana é levar aos participantes uma visão concreta dos desafios e oportunidades presentes nos ambientes portuários e industriais, fomentando o intercâmbio de ideias e soluções com base na realidade local.

Além do encontro desta quinta (18), a programação inclui visitas técnicas ao Porto de Fortaleza, que ocorreu na quarta-feira (17), e ao Porto do Pecém, que será nesta sexta (19).

(*) Com informações da CNI

O post Para mais competitividade do Brasil, CNI defende investimentos em inovação no setor portuário apareceu primeiro em Comex do Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, analisar o tráfego e personalizar conteúdos.

Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade. Você pode gerenciar suas preferências a qualquer momento.